Microsoft anuncia o fim do metaverso AltspaceVR
A decisão é um dos resultados das 10 mil demissões promovidas recentemente pela companhia.
Poucos dias após revelar que está cortando 10 mil vagas de trabalho, a Microsoft revelou que uma das consequências dessa decisão vai ser o fim do metaverso AltspaceVR. Segundo a companhia, a plataforma vai ser abandonada para permitir a construção de um novo ambiente virtual mais voltado aos negócios e com características mais seguras e abertas.
“Para conseguir isso, tomamos a difícil decisão de encerrar a plataforma AltspaceVR no dia 10 de março, e mudamos nosso foco para dar suporte às experiências imersivas baseadas no Microsoft Mesh”, afirma uma publicação no site oficial do projeto. Criado de forma independente, o metaverso quase teve seu fim em 2017, quando seus criadores afirmaram não ter os recursos para manter seus servidores no ar.
Nessa época, a Microsoft adquiriu a empresa como forma de se mostrar investida no segmento do metaverso e provar que estava disposta a concorrer diretamente com a Meta (dona do Facebook). No entanto, parece que a falta de interesse público pelos espaços virtuais fez com que a companhia decidisse mudar seu foco em tempos recentes.
Microsoft vai diminuir investimentos em experiências sociais
Enquanto o Microsoft Mesh traz conceitos parecidos com o do AltspaceVR, na prática o objetivo dos dois é bastante diferente. Enquanto o metaverso que está sendo encerrado tem propósitos bastante sociais e coletivos, a outra ferramenta da empresa cria ambientes virtuais com capturas 3D com o objetivo de permitir que grupos pequenos de pessoas trabalhem juntos.
“Nas próximas semanas, encorajamos os diversos criadores e desenvolvedores que são parte da comunidade AltspaceVR a fazer seus eventos finais e baixar seus conteúdos”, afirmou a empresa em sua mensagem de despedida. Ela também explica que, enquanto agora seu foco vai ser em experiências comerciais, ela espera trazer novas soluções para consumidores em geral no futuro.
O metaverso não vai ser a única grande baixa entre os projetos da Microsoft resultantes da grande rodada de demissões promovida pela empresa. Projetos como o HoloLens perderam todos os membros de sua equipe, e há indícios de que o mesmo aconteceu com grande parte das iniciativas da companhia para a realidade aumentada e mista.
Fonte: PC Gamer, AltSpaceVR