Elevadores do condomínio: 6 regras de etiqueta

Para um bom convívio em condomínio, é preciso seguir algumas regras de etiqueta. No uso dos elevadores do condomínio não é diferente. Confira!

Como qualquer espaço de uso coletivo, os elevadores do condomínio têm regras de etiqueta que precisam ser respeitadas pelos moradores e visitantes. Tudo para que o convívio entre todos seja o mais amistoso possível e com menos problemas também.

Afinal, são muito comuns situações em que as pessoas distraídas acabam quebrando algumas regras para elevadores, incomodando os demais moradores. E abrindo vulnerabilidades em relação à segurança.

Elevadores do condomínio: 6 regras de etiqueta. Acompanhe!

elevadores do condomínio

1. Uso do elevador social e de serviço

elevadores do condomínio

Essa regra vale para moradores e visitantes de condomínios em que há elevador social e elevador de serviço. Como os nomes já sugerem, o elevador social é destinado às pessoas e o de serviço para o transporte de cargas, como mudanças e animais de estimação. 

Em alguns locais, os banhistas também devem seguir pelo elevador de serviço. Importante mencionar que funcionários terceirizados ou do próprio condomínio podem utilizar o elevador social. 

2. Respeito e educação na hora de entrar e sair do elevador

elevadores do condomínio

Educação e bom senso não fazem mal a ninguém. E devem ser usados também quando se usa o elevador. Por isso, entre as regras para elevadores, estão:

  • Esperar todas as pessoas saírem do elevador antes de entrar;
  • Fazer uma barreira com a mão para assegurar que todos desçam com segurança;
  • Segurar a porta quando vir um morador chegando. 

Outro ponto é não ficar conversando na porta do elevador, atrasando o fluxo das pessoas. São atitudes que demonstram cordialidade e contribuem para melhorar o convívio.

3. Apenas um elevador de cada vez

elevadores do condomínio

Esta norma é corriqueira e sabida de todos, mas tem quem usa o elevador e continua a fazer errado. No caso de haver mais de um elevador, só se chama um.

Essa regra de ouro evita que todos os elevadores cheguem ao mesmo andar. E, por conta disso, atrapalhem o fluxo dos moradores. 

Além disso, quando se chama todos os elevadores, há um gasto adicional de energia elétrica.

Há condomínios que já utilizam um sistema mais eficaz, pelo qual o elevador mais próximo é o que atenderá o morador que acionou o botão. Basta programar os equipamentos desta forma.

4. Atenção à capacidade do elevador 

elevadores do condomínio

É uma questão de segurança. Todo elevador já traz em seu interior, um aviso essencial, indicando qual é sua capacidade em termos de quilos e número de pessoas.

Isso deve ser cumprido à risca, para assegurar não só o bom funcionamento do equipamento, mas também garantir a segurança dos moradores e visitantes. 

Outro aspecto, para o caso de o elevador estar com sua capacidade máxima: quem estiver perto da porta, mas for ficar em outro andar após os demais usuários, deve sair do elevador para facilitar a passagem e depois voltar para seguir até o destino.

5. Menores de 10 anos devem estar acompanhados

elevadores do condomínio

No elevador, em se tratando de crianças, todo cuidado é pouco. Por isso, a regra é clara: crianças menores de 10 anos devem estar sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Também é preciso estar atento para que os pequenos não usem o elevador como brinquedo, mexendo, por exemplo, no painel de controle ou pulando dentro do equipamento. 

Se efetivadas, são situações que podem colocar em risco a vida de quem está no elevador.

Há outro ponto relevante que diz respeito a uma situação de emergência: se para um adulto já é difícil, imagine para uma criança desacompanhada. 

Em geral, não sabem como proceder nem como pedir socorro. De todo modo, cabe aos pais conversar com os filhos sobre o uso do elevador e seus perigos. De modo a evitar acidentes.

6. Não jogue objetos no vão do elevador

elevadores do condomínio

Parece algo bobo, mas essa regra é muito importante, pois caso não seja adotada pode afetar o funcionamento do elevador. E, por consequência, afetar a segurança de todos. Por isso, não jogue objetos ou qualquer tipo de lixo no vão do elevador. 

Esses materiais indesejados acabam caindo no poço dos equipamentos. Essa sujeira acumulada pode atrair insetos e outros bichos, o que pode até mesmo parar os elevadores. 

Educação e bom senso são palavras-chave na hora de usar os elevadores do condomínio e seguir as demais regras estabelecidas pela comunidade. 

Fonte: https://tudocondo.com.br

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.