ESG e a gestão de documentos em Blockchain


ESG – Governança Social Ambiental – é um conceito que serve como diretriz para o desenvolvimento sustentável. Desenvolvido pelas Nações Unidas em 1992, define ESG como a integração de elementos ambientais, sociais e de governança na tomada de decisões estratégicas. O conceito ESG ganhou imensa popularidade entre governos e empresas nos últimos anos. O Blockchain é parte integrante do conceito porque permite transações transparentes e seguras. ESG e Blockchain se complementam bem. Ambos são sistemas revolucionários que mudarão o mundo como o conhecemos.

Os benefícios do Blockchain são inúmeros como: autenticação e certificação instantânea, pagamento de impostos, faturamento, registro de livros, mudança de contrato e social empresarial, execução de contratos – hoje conhecido como Contratos Inteligentes – além dos outros benefícios cobertos por essa abordagem. Também promove a transparência ao criar um livro-razão público imutável. Além disso, a versatilidade da tecnologia blockchain a torna aplicável a muitos outros campos, incluindo sustentabilidade, segurança alimentar e segurança do produto. Ao usar Blockchain, as empresas podem reduzir custos e aumentar a eficiência enquanto entregam produtos de alta qualidade aos consumidores.

Um dos principais desafios da era digital em que estamos vivendo é como armazenar, acessar e transferir informações de maneira rápida, fácil e segura. Com o uso crescente da tecnologia, o armazenamento de dados tornou-se um problema cada vez maior. As organizações têm usado a internet para obter maior alcance e ampliar suas operações, mas nem todos têm acesso a uma conexão confiável à internet.  O uso da tecnologia Blockchain  no Programa de Gestão de Documentos é uma solução para armazenar os documentos de forma rastreável e segura. Isso ajudará as organizações a reter seus dados enquanto permite que qualquer pessoa com conexão à Internet acesse-os em qualquer lugar do mundo. 

Blockchain é um sistema digital e descentralizado que pode ser usado para registrar transações e outros dados. É mais comumente usado como um banco de dados virtual para conduzir transações comerciais e manter registros. Além disso, está sendo cada vez mais aplicado em vários campos, como saúde e bancos. Devido às suas características inovadoras, vem se tornando cada vez mais popular em diversos setores.

O Blockchain é uma grande parceria do ESG “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança), mas o que é ESG? ESG nada mais é do que um conjunto de padrões e boas práticas projetado para definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e bem gerida. É uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização, e quando se trata de documentos, é uma grande desafios, até porque a maioria dos documentos hoje são digitais, documentos que são produzidos no meio digital, o Programa de Gestão de Documentos em Blockchain é mais eficaz dentro de uma organização, transformando esses processos que permeiam o nosso dia a dia dos negócios, mais transparentes, instantâneos e rastreáveis, o mais importante, imutáveis e deixando mais seguro, evitando que seus relatórios ou documentos sejam adulterados ou copiados, tudo isso poderá ser feito através da tecnologia Blockchain, no caso de evidências digitais podendo ser registrados de forma criptografada.

Os benefícios do Blockchain são inúmeros como: autenticação e certificação instantânea, pagamento de impostos, faturamento, registro de livros, mudança de contrato e social empresarial, execução de contratos – hoje conhecido como Contratos Inteligentes – além dos outros benefícios.

Conclusão:

Qualquer empresa ou profissional que queira crescer, destacar e prosperar precisa inovar.

  • Para garantir a autenticidade, eficiência e segurança e totalmente transparentes, o uso da tecnologia Blockchain.
  • Para garantir a veracidade e auditabilidade de uma evidência digital, fazer uso dos registros de forma criptografadas.

Lei de Direitos Autorais, (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.