Advogado Robô (“Robot Lawyer”) 

Pela primeira vez no mundo, um “advogado robô” defenderá um humano no tribunal

Um advogado robô pode “lutar contra corporações, vencer a burocracia e processar qualquer pessoa com o apertar de um botão”, de acordo com a empresa que desenvolve a tecnologia.

Para a maioria dos indivíduos, contratar advogados para representá-los em tribunal sempre foi um investimento caro. Mas e se houvesse um advogado robô alimentado por IA que pudesse representar qualquer pessoa?

Parece estranho, mas vai acontecer na vida real nos Estados Unidos no próximo mês. Um réu receberá conselhos de uma inteligência artificial (IA) criada pela DoNotPay durante um processo judicial em fevereiro, que provavelmente será a primeira vez que uma IA representou uma parte no tribunal.

De acordo com a New Scientist, a IA será executada em um smartphone, ouvindo os processos judiciais antes de instruir o réu sobre o que dizer por meio de um fone de ouvido.

No entanto, DoNotPay, a empresa que desenvolveu a IA, permanece em silêncio sobre a localização do tribunal e o nome do réu.

Um cientista da computação da Universidade de Stanford chamado Joshua Browder fundou a DoNotPay na Califórnia em 2015. Para economizar o dinheiro dos réus, ele quer que seu aplicativo substitua completamente os advogados.

A empresa afirma que “o aplicativo DoNotPay é o lar do primeiro advogado robô do mundo. Lute contra corporações, vença a burocracia e processe qualquer um com o apertar de um botão”.

Joshua Browder, o fundador e CEO da empresa, afirma que treinar o assistente de IA da DoNotPay em jurisprudência abrangendo uma ampla gama de questões e garantir que o aplicativo permaneça fiel à verdade exigiu muito esforço.

Estamos tentando minimizar nossa responsabilidade legal, e não é bom se isso realmente distorce os fatos e é muito manipulador”, disse ele.

Fonte: https://www-ndtv-com.translate.goog/feature/for-the-first-time-in-world-a-robot-lawyer-will-defend-a-human-in-court-3672088?_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp