A importância Lifelong Learning

A educação deve ser ao longo da vida e em constante mudança.

Agora que você sabe o que é aprendizagem ao longo da vida, é importante entender sua estrutura. Embora o conceito tenha surgido na década de 1970, tornou-se evidente a partir da década de 1990, à medida que a pesquisa educacional avançava. Mas com a publicação em 2010 do relatório da Comissão ICE da UNESCO sobre Educação para o Século XXI, o conceito começou a se espalhar mais amplamente.

O mundo está em constante evolução e todo profissional que deseja ter sucesso deve usar nossas dicas para incorporar a aprendizagem ao longo da vida em seu estilo de vida. Assim, ele pode melhorar sua vida profissional e pessoal, tornar o aprendizado um hábito natural e até se apaixonar pelo processo.

O mercado corporativo nunca dorme e, enquanto está acordado, está em constante mudança. Com base nisso, a ideia de que você se forma pronto e pode trabalhar até a aposentadoria desmorona. Uma distinção importante que diferencia os profissionais hoje é a aprendizagem ao longo da vida.

Aprender é uma habilidade essencial para a vida.

Aprenda a fazer coisas: Absorva habilidades através da prática. Afinal, muitos conceitos são testados na prática. À medida que a atividade é repetida, o conteúdo se torna um hábito e, assim, é absorvido. Ou seja, não basta saber, é preciso aplicar, aprender a executar e testar.

A terceira é a convivência de aprendizagem, que se refere à interação com os outros no processo de aprendizagem. Para que isso seja benéfico, é preciso exercitar a empatia e saber ter boas relações com os outros. Na verdade, esta será uma vantagem da aprendizagem ao longo da vida, pois é também uma forma de networking.

“A aprendizagem ao longo da vida nem sempre é agradável ou fácil. Você tem que estar disposto a criar oportunidades de aprendizagem em qualquer situação. Também desconstruir visão e crenças”, observaram os especialistas. Para ele, o caminho para mudar a experiência de aprendizagem consiste em três coisas: autoconsciência; tomar decisões que mudem positivamente o ambiente; e ajustes diários.


Por Silvana de Oliveira: Mediadora e Árbitro, Vice-presidente da Just Arbitration, coordenadora do NPD (Núcleo de Provas Digitais) e do Núcleo de Ensino EaD,  Técnica de Coleta e Processamento de Registro de Provas Digitais na forma Criptografada com a tecnologia Blockchain e ICP Brasil, engenharia social reversa Maltego, Marcas e Patentes.