COMPLIANCE em condomínios.

Mas o que é COMPLIANCE? E por que em condomínios?

De uma forma bem simples, COMPLIANCE é um conjunto de disciplinas e normas legais e regulamentares e diretrizes estabelecidas, para que os gestores possam detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.

CÓDIGO DE CONDUTA; CANAL DE DENÚNCIAS; EDUCAÇÃO E TREINAMENTO; MONITORAMENTO, esses são uns alguns dos pilares do COMPLIANCE que é essencial para os condomínios, seja ele residenciais ou comerciais.

Você leitor pode estar se perguntando, EM Condomínios, mas isso pode?

SIM! Digo que sim, caros leitores, não só como pode, como deve, alguns pilares como CÓDIGO DE CONDUTA; CANAL DE DENÚNCIAS; EDUCAÇÃO E TREINAMENTO; MONITORAMENTO, são eficazes para uma boa gestão.

Recomento sempre aos novos gestores, que façam um Due Diligence, você deve estar se perguntando, o que é isso e onde se aplica?

Due Diligence éum processo de diligência prévia focado na conformidade e nas normas e regulamentações. Além disso, a análise abrange a atuação de todos os envolvidos na administração, práticas anticorrupção, canal de denúncias (Livro de ocorrências), treinamento; monitoramento e vários outros aspectos que representam em um condomínio.

De uma forma simplificada, significa ter uma visão mais completa da gestão propriamente dita do condomínio, e de como a alta administração (gestores= sindico / administradora) operaram, possibilitando a identificação de pontos passíveis de riscos.

Conclusão:

Existem muitos conflitos em um condomínio que através do programa de COMPLIANCE podem ser amenizados, evitando ônus para aos condôminos. Então não pense que o COMPLIANCE e despesa, e sim investimento. Por que nesse jogo, estão os bens dos condôminos e os seus, então, prevenir; detectar e Corrigir, é cuidar do coletivo e de você gestor.


Não reproduza o conteúdo sem autorização do Autor ou da plataforma. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.


Por Silvana de Oliveira, coordenadora do NPD( Núcleo de Provas Digitais) e Núcleo de Ensinos da Just Arbitration.