Partes envolvidas se antecipam a futuras pelejas e ficam precavidas de como reagir caso ocorra algum problema.
O projeto foi criado após a experiência do Instituto, sobretudo na área da família. Depois de anos resolvendo conflitos, os mediadores perceberam que muitas discussões que geraram o divórcio poderiam ser evitadas se houvesse uma preparação para o casamento; um alinhamento das expectativas das partes. Prepará-las para um relacionamento saudável, evitaria a degradação da vida conjugal.
Mas os benefícios da metodologia vão muito além da área da família. O método pode ser também aplicado a empresas e sócios preocupados em proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso.
Com as expectativas alinhadas, há a prevenção de grandes conflitos entre seus colaboradores, garantindo uma boa relação com seus pares (reuniões de sócios ou assembleias), possibilitando manter as expectativas empresariais e pessoais de cada um em relação ao projeto devidamente atualizadas, evitando muitas vezes o litígio societário que, em último pano, acaba por prejudicar a própria continuidade da empresa. Pode-se imaginar, inclusive, a magnitude desses conflitos societários em empresas familiares, em que o grau de emocionalidade extrapola o razoável.